sexta-feira, 26 de janeiro de 2024

Memorial das Ligas e Lutas camponesas, um museu feito de sangue

 Memorial das Ligas e Lutas camponesas, um museu feito de sangue

Dizer que há sangue camponês neste museu não é uma referência somente a sua história de lutas e resistências. Tampouco se resume à reverência ao sangue derramado das lutadoras e lutadores que há décadas enfrentam a mão armada do latifúndio.
Tão fortes como nas Ligas do passado, é possível hoje ver as veias vivas que ligam o museu e a comunidade que lhe dá sentido; um corpo único que encarna a resistência no presente.
Neste museu vivo, feito de exposição-campo-de-futebol-lavoura-capela-cemitério-ruas, a memória não é apartada da vida; é o sangue que irriga a luta pela terra partilhada, da qual não renunciam.
Reverencio todos que vieram antes e os que seguem construindo ligas, em especial pelo que deles aprendi com Weverton Elias Santos Rodrigues, Josilene da Silva Oliveira, Alane Maria Silva de Lima, Dandara, Cauã e Átila Tolentino.
@memorial.ligascamponesas @atilatolentino

























































































segunda-feira, 8 de janeiro de 2024

Escrevi isso no dia que minha mãe morreu, 15 de agosto de 2023.


Sempre foi a luz dela que me iluminou o caminho. Embora ela nunca tenha conseguido iluminar a si mesma, sempre lançou luz em minha direção. Assim, me impulsionou a ser forte e rumar em sentido oposto ao seu destino.Ela, que nunca conseguiu ser livre,  soube me ensinar como não desistir de sê-lo. Desde os meus 16 anos me fez exercitar a insubmissão ao patriarcado. 

Sem discursos e alusões teóricas me levou a enfrentar o autoritarismo paterno,  a buscar conhecimento, independência, alegria e prazer sem culpas e sem submissão. Tenho muitas lembranças desses momentos em que ela me empurrou  para fora do ninho e me fez voar. Foi com ela que aprendi a voar alto, mesmo com a asa quebrada. Desde muito cedo cada passo meu, na busca por ser e viver  além do que pode ela, foi para honrar esses ensinamentos e exercitar a liberdade em  seu nome.


RUTH, 80 ANOS DE PURO AMOR!
Homenagem aos 80 anos de Ruth Santa Maria Fardin, celebrado em 04 de janeiro de 2023.
Ruth Santa Maria Fardin, nasceu em 04/01/1943 - faleceu em 15/08/2023